Compliance: Ferramenta indispensável para o seu negócio
Compliance ou então, como o termo é originado, “to comply” que traduzido nada mais é do que seguir ou agir segundo uma regra é um termo que tem crescido muito no âmbito empresarial. Mas, você entende verdadeiramente o que é a área de compliance e o que faz?
Se a sobrancelha deu aquela arcada em dúvida, fique tranquilo. Apesar de ser muito falado entre o mundo corporativo, o termo é relativamente novo e ainda tem levantado muitas dúvidas e questionamentos.
É justamente devido a isso que esse artigo trata sobre a área de compliance, apresentando mais de sua definição e também importantes dicas de como aplicar esta que é uma ferramenta indispensável para a empresa.
O que é e qual a importância da área de compliance?
Primeiramente vale a pena destacar que muitas empresas brasileiras – principalmente as grandiosas – não têm ou possuem uma área de compliance completamente falha dentro do seu ambiente interno.
Afinal, a base do compliance é cuidar para que absolutamente nada saia dos trilhos na empresa, prezando pela transparência e, além disso, evitando desvios, caixas não declarados entre muitos outros que estão estampados nos jornais e telejornais nos últimos meses.
A importância da área de compliance é facilmente compreendida uma vez que se entende que o objetivo desse setor é nada mais nada menos do que barrar corrupções e outras tantas circunstâncias do dia a dia que prejudicam o nome, o caixa e o futuro do negócio.
O compliance, no Brasil, é uma busca que tem levado anos e que hoje conseguiu conquistar alguns negócios, porém não tantos quanto se deseja e espera ainda.
10 dicas para a área de compliance que você precisa conhecer:
Você viu o que é compliance e quais são as principais áreas em que é possível notar tanto a existência quanto a falta desse modelo de gestão no desenrolar das tarefas e das notícias que vem à tona – como os casos de corrupção da Petrobrás, em alta nesse momento.
Agora é chegada a hora de conferir algumas dicas simples de como começar a aplicar as áreas de compliance dentro do seu negócio a fim de se beneficiar com os seus incríveis resultados. Confira:
-
Alinhe objetivos
Para que as áreas de compliance ganhem força e destaque no ambiente interno, é indispensável que seus objetivos estejam alinhados com os da empresa como um todo – ou seja, a missão e a visão.
-
Estabeleça uma comunicação clara
Primeiramente, para que o compliance dê certo, é verdadeiramente importante que todos os colaborares consigam entendê-lo. Para tanto, é necessário que destacada uma comunicação clara entre as partes, afinal a mensagem precisa chegar e ser compreendida.
-
Dê treinamento
Muitos colaboradores precisarão de treinamento específico para trabalhar com as áreas de compliance e isso é absolutamente normal. Mais do que entender como um custo ou perda de tempo, lembre-se que o treinamento é uma oportunidade de expandir o empreendimento.
-
Tenha um código de ética na empresa
Se o compliance lida com assuntos relacionados a regras, é claro que é preciso que a empresa tenha as suas próprias bem estabelecidas, como através do estabelecimento de um código de ética profissional interno.
-
Aplique controles
O monitoramento árduo e contínuo é outra das dicas mais importantes quando o assunto é o compliance. Procure utilizar-se de ferramentas eficazes.
-
Procure adequar leis à empresa
A empresa está inserida em um contexto político judicial que é verdadeiramente grande e cheio de detalhes. Conhecer mais a fundo as leis e ter um amparo jurídico é importante para que o negócio não venha a se meter em maiores complicações.
-
Sempre tome precauções a fraudes
As áreas de compliance têm como principal motivo de sua existência diminuir e se precaver das mais diferentes fraudes. O controle, já mencionado aqui, é sem dúvida uma das melhores maneiras de se averiguar se os números estão batendo ou se há algo suspeito.
-
Analise todos os tipos de riscos
São muitos os riscos operacionais e para manter-se com bons resultados é indispensável saber absolutamente tudo o que está acontecendo. Desta forma, não tenha medo de analisar os riscos.
-
Monitore setores de TI
A segurança da informação – do setor de TI – deve estar mantida no máximo do alto para que todos os dados e registros específicos fiquem sempre seguros.
-
Sempre tenha auditorias
E, claro, programa auditorias de tempos em tempos para que não surjam problemas ou imprevistos que, mais tarde, viram verdadeiras bolas de neve por aí. A auditoria deve ser feita com distância de 1 a 2 anos.
Uma ferramenta que deve ser explorada ao máximo
Viu como é possível começar a esquematizar e formar as áreas de compliance dentro do seu empreendimento? Ainda está com dúvidas sobre como iniciar este processo ou precisa saber mais informações sobre porque é importante investir nesta metodologia? Aproveite para deixar um comentário e troque experiência com outros leitores também!