O que são metas de vendas?
Descubra o que são metas de vendas e muitas outras informações essenciais para a sua empresa.
Abrir seu próprio negócio não é tarefa fácil. Logo de cara nos deparamos com infinitas questões burocráticas, com planejamento de gestão, plano de negócios, enfim, milhões de coisas a serem feitas para que o sonho de ter sua própria empresa sai o papel. Quando a empresa começa a operar de fato, mais outras mil coisas aparecem, sendo uma delas a meta de vendas.
Entenda o que é meta de vendas, como calculá-la, dicas de como atingi-la e qual é sua importância para o sucesso da sua empresa.
Como montar as metas de vendas?
Se você está pensando em abrir uma empresa ou até mesmo algum negócio caseiro, saiba que entender sobre as metas de vendas é essencial para que o seu negócio se desenvolva e tenha sucesso.
As metas de vendas, de maneira simplificada, são valores pré-estipulados para um determinado período (pode ser diário, mensal, trimestral, anual, etc.) e que devem ser atingido pela equipe de vendas.
Mesmo que você tenha um negócio muito pequeno, é imprescindível que tenha uma meta de venda. Por exemplo, se você vende doces, você pode estipular a venda de 1000 doces por mês.
Manter as metas de vendas é essencial para a empresa ter uma ideia do seu crescimento e capacidade de expansão.
Essas metas podem ser individuais ou em equipe, tudo depende da gestão da empresa e de como ela organiza os seus funcionários.
As metas de vendas não necessariamente precisam ser de produtos, mas elas também se encaixam como metas de leads diários (para quem tem plataformas virtuais os leads são importantíssimos) e outras categorias.
Manter uma empresa organizada em todos os níveis é essencial para o sucesso da mesma, organizar e atualizar sua meta de vendas é fundamental.
Como calcular meta de vendas?
O cálculo da meta de vendas varia muito de empresa para empresa, do porte do negócio, da quantidade de funcionários, enfim, nenhuma meta será igual a outra, por isso é necessário que você faça uma avaliação.
Primeiramente, há algo que devemos salientar aqui: nunca estipule metas intangíveis ou metas fáceis de mais.
Muitos empreendedores ou responsáveis pela meta de venda imaginam que quanto maior for a meta, mais os funcionários irão trabalhar para atingi-las, mas não é bem assim que funciona.
Primeiro nós temos que levar a sanidade mental do funcionário em consideração, pois o bem-estar dele é peça fundamental para que ele realize o seu serviço de maneira satisfatória e de qualidade.
Quando as metas de venda são colocadas lá em cima, no começo do trabalho o funcionário pode até tentar atingi-las, mas com o passar do tempo o estresse será grande e haverá muita sobrecarga.
Além de isto afetar a produtividade do empregado, ele passará a ver seu trabalho como a mais pura obrigação, e isso não é bom para nenhuma empresa.
Metas fáceis demais também podem proporcionar procrastinação entre os funcionários, deixando tudo pra última hora ou simplesmente realizando todo o seu trabalho nos primeiros dias.
O ideal é que você estude a sua empresa, qual é o seu porte, quais são suas possibilidades de produção e de venda.
Não adianta você colocar uma meta de venda muito alta se a sua própria empresa não consegue alcançá-la com a quantidade de funcionários – e até mesmo produtos – que esta dispõe.
Após feito esse estudo, é interessante calcular quantas vendas serão necessárias para cobrir todos os gastos mensais da empresa e esse será o valor mínimo da meta de vendas.
Se esse valor não for atingido, significa que você terá prejuízo, certo? Para você ter lucro, é necessário que a meta de vendas seja um pouco maior que as despesas.
No começo você pode estipular uma porcentagem pequena para ver como os funcionários se saem.
Assim que a meta for atingida, você pode fazer um feedback com os próprios funcionários sobre a dificuldade de conseguir batê-la e até quanto seria ideal aumentar essa porcentagem.
Conforme os meses vão passando e você se firma mais nos negócios, a meta de vendas pode começar a aumentar de maneira crescente, mas desde que não atinja valores inatingíveis.
A partir disso é possível estabelecer um cálculo de meta de vendas para a sua empresa, de forma que os números sejam satisfatórios para você e para os seus funcionários.
Além de uma meta de vendas possível que proporcione lucro para o dono da empresa e seus sócios, metas adequadas também incentivam os funcionários.
Quando você passa a ter uma meta condizente com o seu ambiente empresarial, os funcionários se sentem mais motivados e, consequentemente, tem um rendimento maior.
Como foi possível notar, calcular a meta de vendas não é algo tão simples, não é um valor que você pode chutar arbitrariamente.
É necessário estudos da sua empresa, do perfil dos seus funcionários, da particularidade dos seus produtos e coisas do gênero.
Como atingir metas de vendas?
Depois que você estipulou o valor da meta de vendas, provavelmente está se perguntando como será possível batê-lo.
Há diversas coisas que podem ser abordadas nesse artigo, pois há diversas estratégias de venda que fazem com que o seu produto ou serviço seja mais requisitado pelos clientes.
Aqui nós vamos dar algumas dicas muito valiosas para você conseguir atingir a sua meta de vendas, confira:
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Sempre aposte em uma equipe qualificada
Antes de qualquer coisa, é imprescindível que você conte com uma equipe qualificada e que tenha experiência na função de vendas.
A parte de vendas é a alma do seu negócio, então é preciso que você invista o máximo possível em profissionais. Você precisa vê-los como um investimento, pois eles podem trazer um retorno financeiro imenso.
Então, sempre busque pessoal qualificado, sempre ofereça possibilidades de aprimoramento de sua equipe e coisas do gênero.
Incentivos internos também é uma boa alternativa para fazer com que os funcionários se empenhem mais no trabalho. Reconhecer o esforço dos empregados é sempre importante.
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Trabalhe com produtos ou serviços de qualidade
Mesmo que você tenha uma estratégia de venda e uma equipe impecável, as metas de venda não serão atingidas se o seu produto não atingir as expectativas dos clientes.
O marketing é a primeira impressão de temos de um bem de consumo, mas, depois, o que faz a pessoa tornar a consumi-lo é se ele é, de fato, algo de qualidade e que valha o investimento.
Então, sempre procure boas matérias-primas, investimento em projetos e coisas do gênero para aprimorar seu produto e, assim, conseguir atingir a meta de vendas.
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Invista no seu público-alvo
Descobrir e entender o seu público-alvo é essencial para bater as metas de vendas.
De nada adianta investir em marketing se este não é direcionado para o público que realmente interessa.
Por exemplo, se você uma empresa de confecção de roupas sociais, o seu público-alvo não é generalizado e, por isso, o marketing deve ser projetado para atingir apenas possíveis compradores.
Se a sua empresa não tem loja fixa, mas é uma marca e revende para lojas maiores, então o seu alvo são essas lojas que irão terceirizar suas roupas.
Nesses casos, uma estratégia de marketing interessante é uma abordagem mais direta para as lojas que trabalham com roupa social, seja por telefonemas ou e-mail.
Agora, se você tem a sua própria loja de roupa – uma loja de roupa casual, por exemplo – regional, então a estratégia de marketing para o seu público-alvo será totalmente diferente.
Para atingir a sua meta de venda você não poderá ligar ou mandar e-mail para cada possível comprador, não é mesmo?
Aqui, o mais ideal é investir em um marketing digital nas redes sociais visando fazer uma divulgação mais regional.
O que queremos explicar é que cada tipo de negócio possui o seu público-alvo, que varia de sexo, idade, região e poder aquisitivo.
Você precisa identificar o seu público-alvo para direcionar o marketing e, assim, atingir sua meta de vendas.
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Tenha um diferencial
É praticamente impossível criar um comércio único hoje em dia, há muita oferta de produtos ou serviços semelhantes e é preciso saber lidar com isso.
Usando o mesmo exemplo das lojas de roupas: temos diversas confecções em todo o canto, qual é o diferencial da sua empresa para que o cliente a escolha no lugar de outra?
Sempre aposte em novidades, promoções exclusivas para clientes que tem fidelidade com a empresa e coisas do gênero.
Essas são apenas algumas dicas para você conseguir atingir a sua meta de vendas, mas esse universo é muito mais complexo do que aparenta e existem diversas dicas, técnicas e ferramentas para isso.
Se você tem o seu próprio negócio, é fundamental que você busque sempre se atualizar e juntar o máximo de informações possíveis sobre esse assunto.
Afinal, bater as metas de vendas é o que garante que o seu negócio esteja sendo, de fato, lucrativo.
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