Depois de ouvir seu cliente o que você faz?

Depois de ouvir seu cliente o que você faz?

Depois de ouvir seu cliente o que você faz? Já se questionou em algum momento acerca desse ponto? Se a sua resposta foi “não”, saiba que é interessante começar a mudar seu pensamento agora mesmo!

Focar em aspectos como inovação ou até mesmo realizar uma validação a respeito do que você já coloca em prática no seu negócio, bem como refletir sobre o que pode ser melhorado, são fatores que precisam constantemente de atenção por parte dos empreendedores.

Em geral, tais questões são consequências que, em algum momento, podem surgir em meio à rotina do seu negócio e considerar ter um canal aberto com relação à sua base de cliente potencializa ainda mais isso!

O ponto é saber exatamente como abrir essa caixa de dialogo com seu cliente e conseguir de fato feedbacks que potencializem tais reflexões – e claro, que lhe permitam vislumbrar as medidas mais promissoras para contribuir com o seu sucesso.

Porém, é importante saber que ouvir apenas não permite que haja qualquer efeito ou diferencial para o seu negócio – é preciso um pouco mais do que isso para atribuir bons resultados.

Quer saber como potencializar esse canal de comunicação e saber exatamente o que fazer com as informações que você consegue captar junto ao seu cliente?

Então continue lendo esse artigo e entenda como você pode agir após ouvir sua base de clientes e conquistar resultados realmente positivos para sua empresa!

Depois de ouvir seu cliente o que você faz? – que tal agir?

depois de ouvir seu cliente o que você faz

A palavra chave aqui é “ação” – sem a ação tudo o que você ouvir por parte do seu cliente acaba não surtindo qualquer efeito!

Um dos priores procedimentos que uma empresa pode adotar em meio à sua rotina diária é ouvir sua base de clientes e simplesmente não permitir que nada aconteça depois.

Outro erro bastante comum é acabar quebrando drasticamente o vinculo de confiança por não dar a atenção devida ao que o seu cliente opinou, sugeriu ou até mesmo reclamou!

Se isso acontecer na sua empresa, tenha certeza de uma coisa – na próxima oportunidade seu cliente simplesmente poderá não querer mais falar com você e isso quer dizer que você acabou de perder o maior consultor que poderia ter até então!

A melhor forma de evitar que isso ocorra no seu negócio é reportar uma resposta ao seu cliente! Isso mesmo! Dê uma satisfação.

Depois que você usou as ferramentas necessárias para ouvir seu cliente, mostre que você de fato ouviu o que ele tinha a dizer – agradecer já é um excelente começo!

Deixe claro também, se possível, como se dá o passo a passo para sugestões e opiniões que são coletadas pela sua empresa – isso ajudará que ele consiga saber que o seu ponto de vista ou ideia não acabou virando um simples arquivo morto e que de fato seu negócio adota critérios para esse processo!

Reconhecer seus clientes também é um posicionamento bastante interessante – se algo mudou, mostre para ele o que de fato foi alterado, como isso foi feito, os motivos. Faça ele se sentir um dos mentores de uma grande melhoria no seu negócio.

Mas, o que pode se transformar em ação para sua empresa

Em tese, o melhor caminho para agregar movimentos e ações realmente qualificados para sua empresa é saber segmentar as informações por categorias, como:

  • Criticas – quando surgirem criticas é preciso saber lidar com a situação com cuidado! Avalie bem a informação que foi reportada e procure certificar se há outras pessoas com a mesma insatisfação exposta por parte da informação obtida por um determinado cliente. Se você perceber que não se trata de um fato isolado, procure elaborar um plano de ação para evitar que o motivo da reclamação acabe vontade a acontecer. Avise ao cliente que as medidas necessárias são adotadas!
  • Sugestões – Aqui é preciso critério para filtrar o que de fato de adequa ao seu plano de decisões e o que não se adequa! Agradeça ao cliente e mostre que você deu valor ao que ele lhe reportou!
  • Elogios – provavelmente o melhor dos 3 tipos de segmentação e o que muitos empreendedores almejam conquistar por parte de seus clientes! O elogio é a consumação de que de fato suas ações estão seguindo um caminho promissor!

Essa ação simples pode contribuir muito para facilitar todo o processo envolvido nessa comunicação de via dupla!

Além disso, é importante saber ponderar que nem todo cliente é absolutamente racional na hora de dar suas opiniões ou demais informações, pois isso é importante saber avaliar com critério cada dialogo para saber o que pode ser atribuído para seu negócio e o que não precisa de grande atenção.

Depois de ouvir seu cliente o que você faz? Siga essas dicas e dê ainda mais personalidade e diferenciais para sua empresa!

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