Como fazer uma boa estratégia de vendas?
Saiba como fazer uma boa estratégia de vendas seguindo dicas muito simples e úteis.
Quando temos nosso próprio negócio, seja de produtos ou serviços, sabemos que a estratégia de venda é essencial para que, de fato, o empreendimento obtenha sucesso, afinal, o lucro está diretamente ligado às vendas. Antes de começar o seu próprio negócio é preciso traçar um plano de vendas, descubra aqui como fazer uma boa estratégia de venda.
Há muitas coisas que podem ser feitas hoje em dia, ainda mais com a internet tão presente na nossa vida (além de ela facilitar os passos mais básicos), mas elaboramos aqui um passo a passo simples para uma estratégia de vendas.
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Estratégia de vendas: defina qual é o seu público-alvo
Conhecer o seu público-alvo é o primeiro passo para começar a traçar a sua estratégia de vendas, pois dependendo do tipo de cliente potencial o plano de vendas será diferente.
Primeiramente é interessante responder algumas perguntas básicas, como: “qual o sexo do meu cliente”, “qual a idade do meu cliente”, “qual o poder de compra do meu público-alvo” e “qual a necessidade do meu produto”.
Perguntas simples como essa são a linha de raciocínio que você deve ter para começar a pensar no seu mercado. Por exemplo, se o produto for maquiagem, qual seria a melhor estratégia de venda de acordo com seus clientes?
Respondendo as perguntas, temos: seu público-alvo é majoritariamente feminino, com no mínimo 15 anos, o poder de compra é bem variado e a necessidade desse produto é relativamente alta.
A partir dessas características você pode traçar a sua estratégia de venda. Aqui você já consegue escolher qual o melhor meio de propaganda, por exemplo, que, no caso, seriam as redes sociais.
Hoje em dia o uso das redes sociais é frequente, então elas são uma ótima plataforma para vendas e lá existem mulheres de todos os perfis econômicos.
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Fique antenado em todas as mudanças de mercado e tendências
O mercado de produtos e serviços é algo dinâmico e sempre é possível detectar certas mudanças com o passar do tempo.
É claro que há seguimentos que são mais conservadores que outros, mas, mesmo assim, é importante ficar de olhos abertos às novidades para não ser deixado para traz.
Vamos continuar com o nosso exemplo de empresa de maquiagens, pois assim é mais fácil visualizar as nossas dicas de estratégia de venda.
O ramo da maquiagem é um dos seguimentos que mudam as tendências constantemente, principalmente porque está ligado à moda.
Por exemplo, de uns tempos pra cá o Iluminador tem ganhado mais destaque nas maquiagens (e antigamente era algo que nós nem nos atentávamos), então, sua estratégia de vendas precisa incluir produtos como esse.
Há também as mudanças de acordo com as cores da estação. Cada ano há uma tendência de cores, então você precisa ficar antenado a elas para fazer uma paleta de cores que vá de acordo com a nova moda.
A estratégia de vendas é dinâmica e exige muitos estudos na área de atuação para que seu plano sempre esteja atualizado.
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Como você irá fazer o marketing do seu produto
A metodologia utilizada na estratégia de vendas está muito relacionada com o seu público-alvo, como já dissemos. Você precisa estipular qual será a abordagem utilizada pela sua marca.
Há várias maneiras de divulgação: pessoalmente (em workshops, por exemplos), virtualmente através de e-mail e redes sociais, propagandas na TV, outdoors, panfletos, etc.
Obviamente que mais de um tipo de abordagem pode ser selecionada, mas não gaste seu capital com algum tipo de marketing que não atingirá o seu público-alvo.
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Prospecção de clientes
Depois que você estipulou a metodologia da sua estratégia de vendas está na hora de fazer a prospecção de clientes.
Mesmo que a sua propaganda seja boa e divulgada através dos meios mais pertinentes, é preciso fazer uma prospecção de clientes para atrair cada vez mais o público para o seu negócio.
Aqui você irá afunilar ainda mais as características do seu público-alvo, investindo em potenciais compradores.
Um plano interessante para elaborar essa estratégia de venda é traçar um perfil mais particular dos seus clientes, pois assim será possível determinar um padrão e investir mais nesse tipo de pessoa.
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Fique de olho na concorrência
O mercado de produtos e serviços é algo totalmente interligado e conectado, por isso é importante sempre manter uma visão panorâmica de todas as marcas semelhantes a sua.
Ficar atento na concorrência é essencial para a sua estratégia de vendas, pois a partir deles você também consegue aprender um pouco mais sobre o que está e o que não está funcionando com os clientes.
Trabalhar com uma equipe qualificada e produtos de qualidade não é a garantia de que os clientes irão preferir a sua marca, afinal, os concorrentes também podem ser marcas de qualidade.
Você precisa apostar em um diferencial, estar sempre um passo a frente da concorrência para atrair toda a atenção do público para você.
Quer um exemplo bem óbvio? As redes de fast-food não costumavam ter preços promocionais, mas a partir do momento que um deles lançou uma boa promoção, os outros tiveram que se adaptar para ganhar seus clientes de volta.
Hoje em dia nos deparamos com várias promoções, pois essa é a estratégia de venda que os restaurantes utilizaram para ficar no mesmo patamar de escolha que o seu concorrente.
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Incentive a sua equipe através de metas de venda
O seu próprio negócio muitas vezes não depende apenas de você, mas, sim, de toda uma equipe que trabalha em conjunto para que tudo dê certo e resultados positivos sejam atingidos.
Motivar uma equipe inteira, principalmente se ela for muito grande, pode ser um enorme desafio ao empreendedor, por isso que estabelecer metas de vendas é uma boa estratégia de vendas.
Lembrando que as metas não podem ser inatingíveis, mas, sim, sensatas e devem ser possíveis a todos os funcionários.
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Estipule formas de pagamento e de compra atrativas
É claro que o sonho de todo o vendedor e dono de empreendimento é cobrar todos os produtos a vista, mas sabemos que isso não é condizente com a maior parte da população.
Aqui também é preciso reconhecer o seu público-alvo para traçar a melhor estratégia de vendas. Oferecer possibilidade de parcelamento e outras formas de pagamento pode ser atrativo.
No caso das vendas, realizar a venda de produtos por mais de um meio também é interessante, pois abre o leque de possibilidades do comprador.
Se você tem uma loja física, pode apostar em uma plataforma online e vice-versa. Há também alternativa de revistas de vendas, que ainda são usadas hoje em dia.
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Mantenha um feedback com o cliente
Manter um feedback com o seu cliente é essencial para sempre atualizar e melhorar a sua estratégia de vendas.
Quando o cliente faz uma compra é sempre interessante saber o porquê de ele ter escolhido a sua marca em detrimento de outras, ou de que forma ficou sabendo da sua loja.
Dessa maneira é possível elencar quais são os meios de comunicação que mais estão gerando visualizações e compradores.
Por exemplo, se você perceber que grande parte dos seus clientes ficou sabendo da sua marca através das redes sociais, então seria recomendado você apostar em uma publicidade mais pesada nesse meio.
Há propagandas pagas, que são divulgadas para maior número de pessoas nas redes sociais. Tudo isso é revertido em mais visualizações e, consequentemente, compras.
O feedback na estratégia de vendas também é importante para saber onde você está errando, se algo está incomodando os clientes no processo de vendas e coisas do gênero.
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Ofereça vantagens exclusivas para clientes recorrentes
A partir do momento que o cliente escolheu pela sua marca da primeira vez você precisa criar um vínculo com ele e ganhá-lo permanentemente.
Uma maneira de fazer isso é proporcionando promoções exclusivas para clientes.
Muitas lojas usam esse tipo de coisa, quanto mais comprar você realiza maiores são seus privilégios dentro da marca.
Nessa hora o cliente pensa “por que farei uma compra em uma nova loja, sendo que na antiga eu tenho mais descontos e promoções pelo mesmo produto?”.
Pequenos descontos podem fazer toda a diferença na estratégia de vendas, então é algo que deve ser estudado.
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Utilize as ferramentas de marketing digital
As ferramentas de marketing digital são grandes aliadas na hora de aperfeiçoar a sua estratégia de vendas caso você tenha um blog (inclusive, manter um blog é outra estratégia de venda interessante).
Há muitas maneiras de estudar um possível comprador através destas ferramentas, você consegue descobrir qual produto mais lhe agrada, o que o faz desistir na hora da compra e coisas do gênero.
Isso é muito interessante para quem possui lojas online, então, se esse é ou vai ser o seu caso, é recomendado que você estude um pouco mais sobre essa possibilidade.
Essas dicas sobre estratégia de vendas são simples, mas pode ter certeza que irão dar toda a diferença no seu próprio negócio, além de nortear os passos que devem ser dados para obter um resultado final satisfatório nas vendas.