O que é Marketing Multinível? Entenda como funciona!
Você sabe por acaso o que é Marketing Multinível? Pois saiba que se trata de um grande sucesso no mercado americano! A sigla MMN se refere ao famoso marketing multinível e nos últimos anos tem dado grandes passos no mercado brasileiro!
Pois mais que você não tenha um profundo conhecimento acerca desse termo, provavelmente já se deparou com alguns exemplos de como ele é de fato praticado no mercado – empresas famosas como Mary Kay, Herbalife, Natura, Amway, entre outras, são ótimos exemplos de como se aplica a metodologia desse tipo de marketing.
Todas as marcas citadas acima apostam fortemente no uso do Marketing multinível como uma estratégia de vendas – e todas elas conquistam sucesso e uma legião de pessoas bem sucedias em conjunto!
O MMN consiste justamente em uma estratégia de caráter empresarial focada na distribuição de bens e também serviços, onde torna-se possível consolidar a divulgação de determinados tipos de produtos – isso pode ser feito por meio do famoso “boca a boca” e por parte de distribuidores que atuam de forma independente.
Em geral, pode-se afirmar que o Marketing Multinível é um tipo de estratégia realmente funcional e sua mecânica é considerada essencialmente simples, sendo que existe uma rede de distribuição de produtos (ou serviços) e cada distribuidor ativo pode recrutar novos distribuidores – cada vez que um distribuidor realiza essa tarefa ele recebe uma bonificação por tal ação!
O que é Marketing Multinível e porque essa estratégia possui esse nome afinal?
A resposta é bem simples: esse nome se aplica porque permite que uma determinada empresa realize o pagamento de comissões em diferentes tipos de níveis de distribuição.
Diferente da estratégia denominada “mononível” ou da tradicional, onde um distribuidor somente poderá ter acesso aos valores propostos pela revenda de determinados produtos, o Marketing multinível é mais amplo e permite a abertura de um leque de oportunidades diferenciado.
O MMN, a estratégia de marketing adotada inclui um árduo trabalho de vendas para um determinado produto ou serviço, que deverá ser feito por parte de um distribuidor que ingressa ao negócio – o “multinível” nesse caso se aplica à forma como tal distribuidor poderá ser remunerado no final das contas.
E porque eu devo conhecer o Marketing Multinível?
Você não somente precisa como deve conhecer substancialmente o Marketing Multinível pois o termo se refere a uma estratégia de vendas realmente poderosa e eficiente, que vem sendo adotada por uma elevada gama de empresas em todo o mundo – e isso inclui o Brasil!
Para se ter uma ideia mais consistente sobre esse aspecto, pode-se salientar que o MMN já atinge uma de 96,7% do total de 32,18 bilhões de dólares do faturamento proveniente do setor de vendas de forma direta nos Estados Unidos – os dados citados são de fonte da DAS – Direct Selling Association).
Aqui no Brasil a estratégia ainda está começando a dar seus primeiros passos, e por isso não é tão difundida como ocorre nos Estados Unidos, por exemplo.
Mas, embora ainda seja um tipo de estratégia em amadurecimento, os crescimentos e resultados obtidos até então podem ser considerados realmente notáveis.
De acordo com alguns levantamentos promovidos pela Associação Brasileira de Empresas de vendas Diretas (ABEVD), o marketing multinível tem se mostrado em amplo crescimento nos últimos anos, considerando uma média de 18% ao ano!
Isso é pirâmide?
Provavelmente você também já se deparou com essa afirmativa, mas saiba que ela é absolutamente equivocada – e acaba até mesmo afetando drasticamente o grande diferencial dessa estratégia por conta de uma percepção totalmente errada.
Por mais que as duas práticas sejam aproximadas por conta da promessa de retorno financeiro rápido, elas não possuem a mesma diretriz.
Isso porque a pirâmide financeira é totalmente ilegal, que redistribui uma soma de dinheiro, podendo ser em geral para um grupo grande de pessoas (em alguns casos um grupo mais reduzido).
Na pirâmide também não há o envolvimento de qualquer produto ou serviço e o esquema se sustenta somente por conta do ingresso de novos investidores – você deve pagar para poder fazer parte do esquema de negócio e é justamente o valor investidor por cada individuo que permite o andamento das remunerações propostas.
O ponto é que em dado momento do esquema de pirâmide pode acontecer de não haver mais o ingresso de novos investidores, o que impede a cobertura de todos os retornos. E o resultado? – O esquema entra em um estado de colapso!
O MMN é totalmente diferente disso! Isso porque existe um produto ou um serviço real envolvido no negócio e que o sustenta e o seu sistema é somente uma maneira de promover a remuneração dos revendedores ativos!
Agora que você já sabe o que é MMN, fica mais fácil selecionar o perfil de negócio, produto ou serviço que mais se adequa ao seu perfil profissional – e afastar o fantasma da dúvida que tanto lhe impedia de aproveitar esse sistema de sucesso!
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