Palestra Motivacional
As palestras motivacionais estão cada vez mais compondo a grade de eventos corporativos. Como quebram o clima pesado do expediente, são ótimas estratégias para apresentar planos, metas e objetivos da empresa e motivar os colaboradores. O resultado é uma equipe mais engajada, comprometida e animada que busca realizar as suas atividades de forma eficaz e contribui para alcançar resultados extraordinários.
Entretanto, você compreende, de fato, o que é uma palestra motivacional e os objetivos que a compõe?
Objetivos da palestra motivacional
A palestra motivacional também é conhecida como “energizadora” e como tal, objetiva mexer com as emoções dos colaboradores e tirá-los de sua zona de conforto. Eles saem do evento com uma visão sobre a empresa completamente transformada, o que viabiliza as melhorias necessárias. Esse resultado nem sempre pode ser feito pelos líderes devido à sua proximidade com o problema.
O evento deve ser realizado em momentos específicos da jornada da empresa e ministrada por um palestrante comprometido com os resultados da organização. No entanto, as empresas não devem esperar que somente a palestra motivacional promova as mudanças comportamentais e estruturais desejadas. Motivar os funcionários não é um processo que se resume apenas a palavras.
Melhorias na estrutura da empresa também devem fazer parte desse resultado. Mesmo que o expediente seja marcado de cobranças, os colaboradores precisam identificar sentido entre o conteúdo e aquilo que é praticado em seu dia a dia de trabalho. Nas empresas que têm uma política de desenvolvimento humano, remuneração compatível e respeito, por exemplo, a palestra motivacional tende a oferecer resultados duradouros. Do contrário, mesmo que o palestrante saiba cativar a sua plateia, os efeitos serão paliativos.
Como promover uma palestra motivacional?
A palestra motivacional é um instrumento de capacitação. Considerá-la dessa forma fará grande diferença ao aplicá-la em sua empresa. Todos os detalhes da apresentação devem ser orientados aos objetivos da organização. O conteúdo deve ser capaz de incentivar a audiência a mudar, realizar, cumprir e agir. Já o palestrante precisa ser alegre, bem-humorado, descontraído para promover uma boa interação com os colaboradores. Esses artifícios o ajudarão a tocar as pessoas para que elas mesmas se deem conta daquilo que muitas vezes estava adormecido. Quando os profissionais finalizam a apresentação, deixam um legado de conhecimento.
A empresa deve identificar o problema interno, como desmotivação, falhas na comunicação, desorganização e etc., para que a apresentação seja voltada à melhoria dessa situação. Com o objetivo bem definido, o palestrante saberá exatamente como trabalhar. Você pode promover uma palestra com todos os seus colaboradores que, nos próximos meses devem ser medidos os resultados esperados x realizados. Sem controles não há como desenvolver e obter resultados superiores. Esperar que uma força interior individual vá trazer mudanças é mais fácil e mais provável que lendo a bíblia se consiga feitos melhores.
Facebook / Pinterest / Instagram
Saiba mais sobre: